Santa Margarida recebe oficina de cinema documentário
Santa Margarida recebe oficina de cinema documentário, explorando sua história, cultura e trabalho. A programação ocorre do dia 02 ao dia 10 de abril de 2025.
Publicado em 08/04/2025 16:10
Iniciou-se a parte teórica no espaço da Escola Municipal Majolo Costa Machado “Agrovila”, agora a produção do documentário está na sua parte prática, realizando filmagens em várias locações na sede urbana e zona rural do município, com uma carga horária total de 52h.
Sete alunos escolhidos do 9º ano do ensino fundamental, juntamente com cinco agentes culturais da cidade, formam a turma desses nove dias de curso.
O projeto Santa Margarida: História, Cultura e Trabalho, é idealizado e coordenado pelo produtor cultural Alexandre Luna e tem apoio da Prefeitura Municipal de Santa Margarida, através da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e Governo Federal, conta também com a produção de Shirley Maclane e Gabriel Loures, assinando a assessoria de comunicação Goretti Nunes.
Santa Margarida recebe oficina de cinema documentário, explorando sua história, cultura e trabalho. A programação ocorre do dia 02 ao dia 10 de abril de 2025.
As oficinas são ministradas pelo cineasta e educador Gustavo Jardim. Durante o curso, será produzido um curta documentário, na linguagem do cinema, a partir de um olhar singular e como uma conotação afetiva, valorizando suas histórias, percepções, sobre a cultura, economia, trabalho e a história da cidade.
A oficina contempla exercícios de criação, direção e produção cinematográfica. Trata-se de uma formação teórica e prática, oportunizando os participantes de aprender os fundamentos e de conhecer novas perspectivas do cinema documentário, a partir daí experimentar coletivamente, na produção de um filme, sobre a identidade da cultura local.
Segundo Alexandre Luna, responsável e proponente do projeto Santa Margarida, História, Cultura e Trabalho, o objetivo principal é democratizar a cultura cinematográfica, especialmente em comunidades onde esse acesso é limitado, promovendo a inclusão e a diversidade cultural, estimulando o interesse pelo audiovisual.
Sobre o cineasta Gustavo Jardim, ministrante da oficina, ele é premiado com filmes em diversos festivais audiovisuais, nacionais e internacionais. Mestre em Cinema e Educação pela FAE/UFMG e doutor em Comunicação Social pela FAFICH/UFMG, Gustavo também realizou um estágio na Universidade de Chicago (EUA). Atualmente, dirige a 4 Folhas Audiovisuais, produtora dedicada ao desenvolvimento de projetos de cinema e educação em escolas públicas, universidades e grupos culturais.
por Comunicação Portal Fácil